terça-feira, 29 de abril de 2014

Vinícolas Chilenas... Veramonte e Undurraga

Oi Gente...
Como vamos?
Passei uns dias sem postar, devido a uns problemas de saúde de familiares, ( depois eu conto)...
Mas ao retomar as postagens eu quis dar continuidade aos posts da viagem ao Chile, para manter a cronologia e não sair do foco...

Vamos lá...
Outro PONTO FORTE no Chile e imperdível, mesmo para quem não é apreciador dos bons vinhos ( eu sou!!! ) ... mas as visitas às vinícolas são passeios muito interessantes e valem muito a pena, pra conhecer melhor sobre a história e sobre esse produto que é tão importante na economia chilena! =)

Fizemos essas visitas incluídas nos tours que realizamos pela Ticket Tour, mas resolvi falar deles num post exclusivo porque merecem uma atenção ESPECIAL, para mim uma das melhores partes da viagem ao Chile são as vinícolas e os vinhos chilenos... e conhecer mais sobre essa história foi muito legal.
RECOMENDO! =)

Viña Veramonte , é considerada a segunda melhor vinícola chilena, da região do Valle de Casablanca, especialista em vinhos Premium!
Fizemos uma visita guiada, com degustação de vários tipos de vinhos, e fizemos as compras na própria Viña dos seus melhores vinhos, recomendo o  Primus.

"O PRIMUS é o ícone (top) da VERAMONTE e, pelo que pude aferir da ficha técnica, trata-se de corte (65% Cabernet Sauvignon, Syrah 20%, 8% Merlot, Carmenere 7%), com boa passagem em barricas (catorze meses, sendo 90% francesas e 10% americanas), que resulta num potente vinho de 14,5º.  Experimentei o PRIMUS, fiquei encantada!  Na Viña você recebe muitas outras informações dadas pelo enólogo responsável (Cristián Aliaga) tem seu trabalho ligado, inclusive no PRIMUS, ao competente enólogo Álvaro Espinoza (autoridade mundial indiscutível nos vinhos biodinâmicos).  Fora isso, pude observar que o PRIMUS (safra 2007), obteve 91 pontos nos Descorchados 2008 e 90 pontos na Wine Advocate."
Coisa fina !!! 



Entrada da Viña Veramonte. 

Recepção.


"Além da linha reserva e do “top PRIMUS”, há ainda outros produtos da VERAMONTE, representados por um Pinot Noir trabalhado (linha RITUAL) e um vinho feito com uvas argentinas (isso mesmo, argentinas de Mendoza) que é o CRUZ ANDINA (Malbec, com pequena parcela de Cabernet Sauvignon e passagem por dezesseis meses em barricas francesas). A feitura de vinhos com cepas de origem argentina, revela o espírito empreendedor da VERAMONTE que, segundo se notícia, adquiriu o comando empresarial da vinícola Neyen de Apalta (Vale do Colchágua) "


  • CABERNET SAUVIGNON. Oriundo do Valle de Colchagua é um varietal de 13,5º, que é completado por 4% Merlot e 2% de Cabernet Franc. Passa por barricas (oito meses), sendo metade francesas e metade americanas (não aferi a questão do uso).  Parece ter mercado nos EUA, pois foi considerado “best buy” nas safras 2004 e 2005 pela Wine Enthusiat
  • MERLOT. Este varietal (que é balanceado com 6% Cabernet Sauvignon e 3% Cabernet Franc) também possui 13,5º de graduação alcoólica, mas diferentemente do Cabernet advém do Valle de Casablanca, não seguindo também a mesma receita de passagem por madeira, já que o Merlot passa apenas por barricas americanas (oito meses) – sem indicação do tempo de seu uso. Seu destino e prestígio parecem ser os mesmos do Cabernet Sauvignon, pois foi considerado “best buy” nas safras 2004 e 2005 pela Wine Enthusiat.
  • PINOT NOIR. Aqui temos 100% Pinot Noir do Valle de Casablanca, com passagem por nove meses de barricas francesas (sem indicação precisa do seu uso), que alcançam um resultado de potência alcoólica de 14º. Com 88 pontos na Wine Spectator (safra 2007) e igualmente 88 pontos na Wine Advocate (safra 2008), foi tratado como considerado “best buy” na safra 2006 pela Wine Enthusiat.
  • CHARDONNAY. A receita tradicional de vinhos com a cepa no Chile foi adotada neste varietal, senão vejamos: a procedência é o Valle de Casablanca, composição de 100% Chardonnay, graduação alcoólica de 13,5º e estágio em oito meses em barricas (metade francesas e metade americanas – sem indicação do uso).  Da mesma forma que os tintos, aparenta ter boa recepção nos EUA, sendo considerado uma boa compra por diversas publicações (como é o caso da Wine Spectator (safra 2005).
  • SAUVIGNON BLAC. Pelas notas técnicas, é um vinho bem fresco do Valle de Casablanca, com 13,5º de graduação alcoólica, sem contato com madeira. Ao se observar o seu reconhecimento internacional, colhe-se boas notas e a indicação de boa compra por várias publicações, entre as quais “TOP 100 BEST VALUE”, na safra 2006, pela WINE SPIRITS MAGAZINE.


A degustação é realizada aqui nesse balcão, com a orientação do enólogo.


E pra fechar a visita a Veramonte, minhas comprinhas =) 

**********************************************************

Nossa segunda escolha, fugindo um pouco das vinícolas mais "comerciais" como é o caso da Concha y Toro , por exemplo, que em conversas com amigos chilenos, descobrimos que apesar de ter bons vinhos, mas existe muito marketing, e que na realidade, haviam outras muitas e boas vinícolas no Chile, que não são tão divulgadas, mas com qualidade excelente e até superior! Fomos em busca delas! =)
Optamos pela MARAVILHOSA Viña Undurraga:  fica a  40 quilômetros de Santiago, localizada em Talagante, menos conhecida do que a vinícola Concha y Toro, mas mais intimista. O tour ao redor do espaço que pertenceu à família Undurraga permite conhecer todo o processo de fabricação do vinho, desde a diferenciação das uvas e suas folhas, passando pela fermentação e terminando na degustação.
 É possível experimentar os vinhos mais populares da vinícola e conhecer melhor o ritual que existe ao tomar um vinho - que para os entendidos vai muito além do simples ato.  Ao final do passeio, a loja da vinícola está à disposição para quem não quer sair do lugar sem uma lembrança e bons vinhos na mala.
Fomos pela agência Ticket Tour, mas existem outras opções:
Endereço:  Camino a Melipilla Km 34 – Talagante
Horários do tour: Segunda a sexta as 10:15 / 12:00 / 14:00 / 15:30. Sábados, domingos e feriados as 10:15 / 12:00 e 15:30. - com direito a degustação dos vinhos.
Preço: 8000 pesos
Como chegar: alugando um carro, de táxi ou com agências. O trajeto desde o Centro de Santiago leva cerca de 40 minutos, um pouco menos se sair  de Las Condes.


A Vinícola foi fundada em 1885, com mudas trazidas da Alemanha por seu fundador, Francisco Undurraga Vicuña. 
São no total 8 campos de plantação de uvas, mas na sede vimos apenas um campo. Os outros estão espalhados pelo país.


Os jardins são maravilhosos, você vai tendo uma "aula" , uma explicação do enólogo e passeando por entre os jardins e parreirais até chegar no local onde são fabricados os vinhos, e onde existem as barricas de carvalho.


Se você adora vinhos ( como eu ),  ou simplesmente está curioso para conhecer melhor uma vinícola, não deixe de visitar esta!  Eu visitei esta, e a Veramonte , sinceramente, esta é a melhor... Uma vinícola linda, super cuidada, bem arborizada. Destaque para o guia Germano, ele é fantástico, te conduz pela vinícola de forma super prazerosa, muito divertido e tem experiência no assunto. Uma boa oportunidade para experimentar diversas uvas, e degustar 4 tipo de vinhos. 
O meu preferido: Late Harvest
A lojinha disponível na vinícola é muito bom.  Mas pode gastar seu dinheiro comprando vinhos! 

As barricas de carvalho ainda são utilizadas em alguns processos. 


 No final é possível degustar 3 ou 4 vinhos e você leva uma taça da vinícola de brinde. =) AMEI....





Mas existem muitas outras viñas que você pode visitar...aproveite e explore...
Como a Casas del bosque ,fica bem próxima do centro e pagamos algo em torno de $ 1.000 pesos por trecho do táxi. O taxista me disse que por $7.000 pesos nos levaria até a  Viña Indomita(que fica na beira da estrada) mas não chegamos a ir até lá.

Descubra o Chile! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário