terça-feira, 29 de abril de 2014

Mais do Chile, Isla Negra e Pomaire

Oi Gente,
Esse post vem finalizar os relatos e dicas de viagem ao Chile... tentei resumir pra vocês as melhores dicas, os locais mais interessantes nessa série de posts anteriores, tem dicas pra todo gosto, e idade... especialmente para quem viaja com criança, como eu.
Temos de fazer programações que agradem a nós adultos, e ao pequeno também, então sempre escolhíamos um dia para nós, outro para ele. =) E deu super certo!

Fomos visitar e conhecer a Isla Negra e a cidade de Pomaire

Isla Negra tem uma pequena praia com vista ao campanário ao ar livre da casa de Neruda. Perto dela, ao norte, há um enorme roquerio frente ao Pacífico de grandes ondas. É o setor chamado Punta de Tralca, famoso por ser o preferido para a realização de retiros espirituais. No extremo sul está localizado o popular balneário de El Tabo, que conta com serviços bancários e postos de combustíveis o ano inteiro.


 As ondas incessantes que batem num roquerio escuro atraíram ao Pablo Neruda, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, quem construiu nessa paisagem sua casa mais famosa. Se você quer visitá-la, pode fazé-lo junto com os muitos turistas que estão interessados no legado do escritor chileno, que morou na zona desde a década do ’40.


Infelizmente, como a casa é um ponto turístico muito requisitado, quase sempre pega-se uma FILA DE ESPERAR grande para visita-la... esperamos uma média de 2 horas... Afff =/ mas faz parte.


O espírito do poeta, que morreu pouco depois do golpe de Estado em 1973, continua sendo um símbolo vivo nesta localidade, e é possível achar pinturas murais com a figura de Neftalí Reyes (seu nome real), visitar pequenas feiras de artesanato nas quais há imagens que fazem referencia ao vate, ou comer em restaurantes que honram os pratos de uma gastronomia baseada em produtos do mar com o título dos seus principais versos





Como chegar?
 A forma mais barata para fazer um bate e volta. Lembre-se que não se trata de uma ilha, mas uma cidade litorânea de veraneio, famosa entre os chilenos. Distante aproximadamente 110 km de Santiago, a viagem dura aproximadamente 2h (sem trânsito litorâneo) e o trajeto é lindíssimo, com vista em alguns momentos para o Pacífico.
No Terminal Alameda, compre a passagem (várias empresas também fazem o trajeto) por $3.500 rumo à cidade de Algarrobo. Há várias saídas diárias e não se esqueça de solicitar ao motorista para descer em Isla Negra. O ônibus te deixa exatamente na rua da casa de Neruda.
Atenção na volta: não há terminal em Isla Negra. Para voltar, há pequenos guichês de compra de passagem para Santiago (e outras cidades), no mesmo valor da ida, porém não há muitos horários. A dica é se programar e ao chegar ao local já comprar a passagem de volta.
Outra forma de visita é contratar uma das várias operadoras locais que fazem excursões para Isla Negra, cobrando a média $40.000 a $70.000. A famosa TURISTIK também oferece o tour “Isla Negra & Vinos”, de 9hs, por $55.000 (R$234).
*************************************************************************************************************************

Pomaire fica 50 km ao oeste de Santiago e é um povoado de tamanho pequeno, mas é grande e rico em tradições. O artesanato em greda, uma argila de cor café, está nos genes dos seus habitantes desde o ano 1771, data na qual foi fundado.
Copos, panelas, pratos, figuras zoomórficas e inclusive de “Bob Esponja” estão nas prateleiras das antigas casas de adobe abertas aos visitantes, que chegam cada fim de semana ao lugar com o objetivo de fazer compras. As ruas principais do povoado, San Antonio e Roberto Bravo, estão repletas de casas-loja que também são os ateliers dos artesãos que criam suas pecas em trabalhados tornos. Um espetáculo para sua câmara.
Esta tradição é herança dos indígenas diaguitas (cultura pré-colombiana da zona) e foi posteriormente aperfeiçoada sob o domínio inca, graças ao qual houve um grande avanço nas técnicas deste artesanato. Hoje em dia é possível admirar aqueles belos trabalhos representados em pecas únicas ou levar como lembrança um dos típicos “porquinhos de barro” (alcancia).


Tão famosos quanto os objetos feitos de argila, são os pratos típicos que se oferecem em diferentes restaurantes de Pomaire. Cazuelas (ensopado com verduras, arroz e algum tipo de carne), arrolados (carne de porco enrolada e fervida numa panela) e pernis passam diante dos comensais. Mas uma coisa que você não pode deixar passar são as “empanadas de meio quilo”, recheadas com carne, cebola, ovo e uvas passa, e que foram Recorde Guiness como as maiores empanadas do mundo no ano 1995. Uma lembrança muito importante.
Adorei as Empanadas chilenas. =)


Parece que o tempo parou na cidade... muito pequena, e vivi do artesanato e culinária...


Agora fico por aqui...
e até a próxima viagem, para trazer mais dicas e recordações =)


Um comentário:

  1. Seus posts estão me deixando com vontade de viajar Sandra! rsrsrs... :*

    Amo! assim posso conhecer os lugares através dos olhos de outra pessoa!

    ResponderExcluir