segunda-feira, 3 de junho de 2013

Segunda-feira: Dia de dieta - Dieta Gracie...



Oi Gente Linda, BOM DIA.
Boa Segunda-feira! Vamos começar bem a semana, com uma dica de LIVRO que vi na entrevista do programa Marília Gabriela Entrevista, do GNT, com o Rorion Gracie:
Gnt - Entrevista Videos <<<< clique aqui para assistir!
Fiquei louca de vontade de comprar o livro dele, e conhecer mais da dieta tão bem sucedida.


Autor: Rorion Gracie
Editora: Benvirá
Categoria: Medicina / Nutrição.

Dieta Gracie

COMO MESTRE CARLOS DESENVOLVEU A DIETA GRACIE, MÉTODO ALIMENTAR QUE FAZ SUCESSO MUITAS DÉCADAS APÓS SUA CRIAÇÃO

O ano era 1996, o mês setembro e na página 8 da edição número 2 de GRACIE Magazine, Carlos Gracie Jr. começava um artigo da seguinte maneira. “Hoje em dia muito tem se falado sobre dietas. Existem as mais diversas possíveis, algumas receitadas para combater doenças, obesidade e até para melhorar o rendimento do organismo em atividades físicas”.
Muitos anos depois, o panorama não é muito diferente, e os habitantes do planeta parecem cada vez mais conscientes sobre aquilo que põem para dentro do seu corpo. Só que nem sempre foi assim.
Foi depois de sofrer com fortes enxaquecas – capazes de o deixar trancado no quarto por horas –, pleuras e até mesmo gota que grande mestre Carlos Gracie se deu conta de que algo tinha de mudar. Nas palavras do filósofo Hipócrates estava a primeira dica: “Faça da alimentação o seu remédio”.
Com fome de conhecimento, Carlos passou a ler cada vez mais sobre o assunto e durante anos a fio foi compilando todo o aprendizado para desenvolver aquela que seria consagrada como a Dieta Gracie. Os problemas de saúde ficaram para trás e o outrora jovem debilitado tornou-se um homem atlético.
O próximo passo então era comprovar a eficiência do método, e para isso, ninguém melhor do que a própria prole para testar as descobertas. Carlos Gracie incutiu nos filhos, sobrinhos e netos a necessidade de escutar o corpo e a ele oferecer alimentos que sirvam somente para seu benefício.
Aos poucos, o biótipo da família foi sendo alterado e os descendentes do Mestre cresciam cada vez mais do que os seus 1,60m e 63kg. De fato, conforme Carlinhos Gracie, “A alimentação saudável modificou uma família inteira”.
Mas afinal, do que se trata a Dieta Gracie? Ela consiste em não envenenar o corpo, não deixá-lo doente e estabelecer uma combinação adequada dos alimentos. O objetivo principal é manter o pH das refeições o mais neutro possível, equilibrando as substâncias através da combinação certa.
A combinação idealizada por grande mestre Carlos é global e supre os problemas de todos. Trata-se, principalmente, de não misturar: cereais entre si, gordura com açúcar, e alimentos ácidos com nenhum outro tipo. Fazer refeições com intervalos de, no mínimo, quatro horas, voltando a se alimentar somente quando o estômago estiver vazio.
Mas isso não é tudo. Além da preocupação com os alimentos sólidos, o Gracie procurava uma complementação à base de chás, usando assim aquilo que é oferecido pela natureza para curar os males do homem. “Nosso corpo é uma máquina cujo óleo é o sangue. Se o sangue estiver puro a máquina trabalha bem”, diz Carlos Gracie Jr. “O objetivo de meu pai era manter os lutadores da família bem, ou seja, livres de qualquer doença que por ventura pudessem surgir e inviabilizar um possível combate”.
A inclusão das frutas como parte fundamental da alimentação também pode ser creditada ao grande mestre. “Cerca de 30 anos atrás as pessoas entravam na minha casa e viam aquela dispensa cheia de frutas e verduras. Todos achavam estranho, pois para a cultura da época fruta não passava de sobremesa, enquanto que para nossa família correspondia a 50% do regime nutricional”.
Pai de 21 filhos e avô de mais de 50 netos, o patriarca dos Gracie teve, curiosamente, no irmão Helio a melhor defesa de sua tese. Adepto ferrenho da Dieta, grande mestre Helio sempre esbanjou saúde. “Quando ninguém falava em nutrição meu pai percebeu a validade de cortar a carne vermelha antes das lutas de tio Helio”, lembra Reila Gracie.
A comprovação de que ele estava certo não demorou a acontecer: em 1955, Helio lutou com Waldemar Santana durante 3h40m ininterruptamente. Vale lembrar que em 1955, Helio Gracie já estava com 42 anos, enquanto Waldemar não havia completado 24.
Resumir, portanto, a ciência de grande mestre Carlos a uma simples dieta é diminuir muito sua obra.
“Ele antecipou várias das hoje tão propagadas descobertas científicas, como o papel benéfico do caroteno, substância encontrada no mamão e na cenoura, o conceito de radicais livres e a medicina ortomolecular. Isso sem falar de seu pioneirismo em relação ao hábito de tomar açaí, suco de melancia, água de coco e vitaminas batidas”, diz Reila. Carlinhos completa: “Todos devem dosar o trabalho com alimentação. Nós despertávamos isso em nossos alunos e estes influenciavam outras pessoas. Daí o aparecimento de restaurantes naturais, casas de suco e toda uma onda de alimentação natural provocada por nós. Vejo o meu pai como grande precursor da alimentação natural aqui no Brasil”, afirma Carlinhos.
Quem quiser comprovar tais teses basta seguir a Dieta Gracie, mostrada nas tabelas abaixo:

Fonte: graciemag

3 comentários:

  1. BOA NOITE! NOOOSSSSAAAA! OLHA, QUE PARA FAZER UMA BOA ALIMENTAÇÃO, DEVE-SE ENTENDER MUITO DE FAZER COMIDA. DOU OS MEUS PARABÉNS ÀS MULHERES QUE FAZEM UMA REFEIÇÃO NO CAPRICHO. PORQUE, JUNTAR TUDO NO MAIS CORRETO, NÃO É NADA FÁCIL.AZ.abraços

    ResponderExcluir
  2. Ao olhar para o horizonte,
    a esperança surge,
    porque a desesperança,
    já se esgotou,
    agora uma certeza diferente,
    adentra minh'alma e uma luz se destaca,
    uma luz sem nome,
    algo que prenuncia, um calor no coração,
    um ardor, que deixa de ser fogo em palha,
    mas, que lentamente vai consumindo,
    neste consumir, como a ave fênix,
    um renascimento faz surgir.AZ abraços.

    ResponderExcluir